História das Faixas
Originalmente, a “faixa” não existia, e sim um pedaço de pano ou fita para que o “kimono” ou roupa ficasse fechado. Com as práticas de lutas e a adesão do kimono como vestimenta, observou-se que algo deveria estar amarrado à cintura mais firme para que durante os movimentos a roupa não se soltasse. Assim, alguns mestres começaram utilizando pedaços de cordas, e como as cordas ficavam sujas quanto mais tempo as usassem, estima-se que daí surgiu a idéia de que a “corda” quanto mais escura (assemelhando-se a cor preta), demonstrava mais experiência dos praticantes. Com o passar dos anos, cada escola de karate determinou uma ordem das cores das faixas com seu significado de acordo com o tempo de treinamento, sendo a preta a cor de faixa de maior nível.
Como amarrar suas Faixas
É importante observar que ao finalizar o nó as pontas das faixas devem estar uma para cada lado.
Principal significado de 03 faixas importantes
Branca = inocência
Indica quem tem a mente e o espírito "vazios", alguém que é leigo nos aspectos físicos e espirituais do Karate-do. Também indica que esse praticante ainda não conhece bem as técnicas do Karate.
Marrom = terra
É a cor da solidificação.
A faixa marrom indica que o praticante já se tornou competente, mas sua mente ainda é fértil.
Nesta faixa muitos desistem e param o treinamento, julgando-se aptos o suficiente e caem na mediocridade, demonstrando a fraqueza que ainda possuem. Uma fraqueza capaz de iludir e fazer um ideal tornar-se uma realidade, a derrota para si mesmo.
Preto = fusão de todas as cores
Ela indica quem passou por dificuldades e desafios necessários para superar os obstáculos encontrados nos primeiros anos de Karate.
Após tornar-se um Yudansha (faixa preta), é que realmente começa a jornada de um karateca.
Os praticantes e ou lutadores de karate deveriam ter consciência de que a faixa preta não é sinônima de um prêmio, mas a realização de um grande esforço e dedicação dentro de um sistema de graduação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário